domingo, 1 de setembro de 2013

E já é Setembro

Pois bem, hoje faz precisamente 1 mês desde que naquela noite fria de Inverno cheguei a mundo totalmente novo e a uma cidade desconhecida mas que mês após mês se tornou conhecida, familiar e amiga e já uma amiga para a vida!

Apesar de um lado mais negativo, muitas vezes exagerado, esta é uma cidade que necessita de ser descoberta, calcorreada, extrapolada, muito para além da confinada e geograficamente central Old Town (património da Humanidade UNESCO) e do Art Noveau district que visita após visita não deixa de me deslumbrar e maravilhar. O segredo para uma constante descoberta é Olhar para cima!! De preferência passar 1 hora apenas a olhar para cima.

Ora hoje, verdadeiro dia de Outono (Inverno???), decidi sair do comodismo e ócio do lar e calcorrear o novo bairro e redondezas para onde me mudei há quase 2 semanas.

Meti-me no TramVaj (um modesto azul eléctrico) e fui até à zona vizinha de Agenskalns. Como lugar desconhecido basta dizer apenas que fui até ao Central Park de Riga, com vista para a frente ribeirinha do centro de Riga.

Restaurante Fazenda

Decidi ir tomar um café à Fazenda. Este restaurante (irmão de um outro homónimo no centro de Riga) é um pequeno achado no meio de um bairro com prédios e prédios (de boa traça) e destacou-se pelos toldos.

Nesta tarde chuvosa (muito!) a fazer juz ao fim do mês de Agosto (de ontem, Agosto, para hoje, Setembro a amplitude térmica é enorme e sente-se agora o aproximar do Outono (Inverno).

Ora tinha em mente passar a tarde a ler e a desenhar e assim foi (com tamanha chuvada não tive outro remédio). E no menu vi uma vez mais o Espresso. Decidi repetir, sabendo poder calhar-me mais uma taça de água de café. Mas para minha surpresa consegui encotnrar A bica!!

A mais aproximada à saudosa bica portuguesa Ah!!!


E com a bica decidi arriscar uma Pannacotta com frutos silvestres letões (acredito que a uva não seja tão típica destas terras) 
Gostei! Mistura entre leite creme e pudim de ovos.
Impecável!! 

Em baixo os toldos que me chamaram a atençao, neste bairro com bom estilo.








E ao virar da esquina uma pequena grande surpresa. Por momentos (e apesar de só em filmes ter estado) senti-me em Moscovo ou São Petersburgo. Bom!




Decidi sentar-me um pouco e desenhar a Igreja (desenho scannado que irei postar noutra entrada)

 As folhas caídas de Outono...

E as ruas calmas num Domingo calmo:

Uma casa tipicamente letã, de madeira e geralmente de início de Século XX

E uma vez mais O pôr de sol riguense!! 
Fui dar uma última volta à outra margem do Daugava, já perto do centro histórico (UNESCO) de Riga e mais um pôr de sol fenomenal como Riga me tem habituado. Não me consigo cansar destes fins de tarde!! 


(Miami??? Riga!)









A futura Bibliteca Nacional de Riga, que substituirá todas as outras pequenas em estado degradado, agora num projecto de envergadura.



E para acabar esta tour uma outra visão da cidade, a fazer lembrar Estocolmo ou uma qualquer outra cidade ribeirinha.
Um dos novos "spot's" da cidade, situa-se não muito longe do centro, por "trás" do porto de Riga, de onde todos os dias saem os ferrys até Estocolmo ou Tallinn.








Até ao próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário